Objetivando transmitir informações relativas as ações desenvolvidas pelo Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (PROERD)...

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O que é Crack ?

É uma mistura de cloridrato de cocaína (cocaína em pó), com outras substâncias alcalinas que aumentam seu pH, baixam sua temperatura de fusão e a tornam mais nociva a saúde.
O crack é fumado em cachimbos, geralmente artesanais e improvisados. É dado o nome de crack, pelos estalos da queima da pedra. O usuário queima também os dedos e os lábios, aumentando os riscos de diversas doenças, entre elas a AIDS.
Estima-se que os efeitos do crack leve 15 segundos para chegar ao cérebro, produzindo: forte aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremor muscular e excitação acentuada, sensações de aparente bem-estar, aumento da capacidade física e mental, indiferença à dor e ao cansaço. Tira a fome e o sono.
Mas se os prazeres físicos e psíquicos chegam rápido com a pedra de Crack, a duração do efeito da droga é de aproximadamente de 05 minutos, e os sintomas da síndrome da abstinência também não demoram a chegar. Em poucos minutos, surge de novo a necessidade de inalar a fumaça da pedra, caso contrário, chegarão inevitavelmente ao desgaste físico, prostração e a depressão profunda.

Nenhum comentário: